1 de ago. de 2012

Apagão na Índia ou Efeito Colateral de Tempestade Solar?


Novo apagão na Índia deixa metade do país sem energia elétrica
NOVA DELHI — A Índia sofreu mais uma vez com um enorme apagão que atingiu a metade do país de 1,2 bilhão de habitantes, após o colapso de três redes de distribuição de energia, que deixou sem energia elétrica cerca de 20 estados do norte e nordeste.
Centenas de mineiros ficaram presos em uma mina de carvão em Bengala ocidental (leste) após a pane, informou o chefe de governo local, Mamata Banerjee. Os elevadores pararam devido à falta de eletricidade e eles não puderam voltar à superfície, explicou.
Segundo o diretor geral do grupo minerador Eastern Coalfields Limited, Niladri Roy, cerca de 200 mineiros estão presos a 180 km de Calcutá.
Eles foram instruídos a ir para um local com melhor ventilação, enquanto as equipes de resgate tentam fornecer alimento e água, disse.
"As redes de distribuição do norte, nordeste e leste não funcionam, mas estamos trabalhando para restaurá-las rapidamente", disse à AFP Naresh Kumar, o porta-voz da rede nacional de distribuição elétrica, Powergrid Corporation of India.
O ministro da Energia, Sushilkumar Shinde, afirmou que esta falha, de uma magnitude sem precedentes, ocorreu por volta das 13h00 locais (04h30 de Brasília), porque "os estados ultrapassaram a sua capacidade autorizada de oferta", causando um efeito dominó.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário